Brian O’Connor fala sobre os segredos de beleza de Hayley

Quer a música “Misery Business” do Paramore tocasse automaticamente no seu MySpace ou você escutou músicas da banda apenas uma ou duas vezes, você provavelmente sabe quem Hayley Williams é. E se você não sabe o nome da vocalista, você provavelmente sabe como ela se parece. As suas cores vibrantes de cabelo e sombras de olho do início dos anos 2000 deram entrada à todas as tendências de cabelo e maquiagem colorida nos feeds de instagram de hoje em dia.

Pra resumir: Eu sou a pessoa da segunda categoria. Paramore estava longe de ser a trilha sonora dos meus anos de adolescente – eu era mais uma garota que escutava Jonas Brothers quando o Paramore estourou em 2007. De qualquer forma, eu estava muito ciente sobre os looks de Williams. Eu admirava como o foco dela não era – e ainda não é – ser uma beleza convencional. De volta à quando cabelo assimétrico e audacioso era sua assinatura, ela inspirou os jovens ao meu redor a apostar mais em seu estilo e se sentir confidente ao não se encaixar no look comportado e tradicional.

Dez anos depois, Williams ainda é influência no senso de beleza. Ela começou sua própria linha de tintas de cabelo coloridas chamada Good Dye Young – Ironicamente, seu cabelo está agora em um lindo tom de loiro platinado. Agora, sua maquiagem repentinamente pegou o lugar principal do palco. O youtube está cheio de tutoriais que recriam suas maquiagens mais recentes de shows e video clipes. Para descobrir o que está por trás desses looks e como a maquiagem de Williams evoluiu ao passar da última década, eu liguei para seu braço direito, Brian O’Connor. Ele não apenas é o co-fundador da Good Dye Young como também faz seu cabelo e maquiagem pelos últimos dez anos.

“Eu faço o cabelo dela desde o RIOT, logo antes de Misery Business sair”  ele me fala do backstage enquanto Williams ensaia para a próxima parada do Paramore em sua turnê européia “De lá pra cá, qualquer corte de cabelo, cor e styling fui eu que fiz, basicamente. Por provavelmente cinco ou seis anos agora, eu faço a maquiagem dela. A esse ponto, tudo – cabelo e maquiagem – fui eu que fiz” Isso inclui photoshoots, coletivas de impresa e shows, deixando claro que O’Connor esteve muito, muito ocupado.

No passado, O’Connor apostou em linhas mais claras e duras com o que ele considera os “looks mais loucos”. “Dessa vez, é muito menos sobre o delineado ou coisas tipo isso” ele adiciona. Na verdade, através destes últimos dez anos, ele levou o look de Williams de ultimate emo girl para retrô atual.

“Pra essa etapa da turnê, nós tentamos ficar com um look inspirado em Blondie” O’Connor diz “Nós estivemos olhando para Debbie Harry e se sentindo bem inspirados à recriar os looks preparados-mas-não-muito dos anos 70. Eu tenho feito bem mais borrados e esfumados.”

A propósito, O’Connor fala bastante “nós”, porque tudo foi trabalho em equipe. “É definitivamente um relacionamento conjunto, mas Hayley é muito estilosa e meio que pensa fora da caixa sozinha, também” O’Connor diz “Isso faz com que seja muito mais fácil pra eu dar uma viajada. O que é bom é que somos tão próximos que ninguém fica machucado ou ofendido quando falamos ‘Hm, não gosto muito disso’. Muitas vezes ela me vetou em algumas coisas, e depois, eu ficava tipo ‘Sabe de uma coisa, ela estava certa.'”

Uma coisa que eles têm discordado ultimamente é usar cores vibrantes de batom no palco. A maior preocupação de Williams é borrar quando ela segura o microfone perto demais do rosto “Quando ela olhar para fotos dos shows, ela não precisa se preocupar com seu batom saindo durante o set” O’Connor adiciona “Ela não se preocupa com retoques, só faz o show.” Williams segue com batons de tons mais neutros porque não é tão notável quando começa a sair durante os shows.

Algo em que eles definitivamente concordam é usar produtos de beleza orgânicos e limpos sempre que possível. O’Connor diz que Hayley ama RMS Beauty, em particular. “Quanto mais limpo pudermos usar, melhor será” ele diz “Mas algumas vezes, essa escolha é um pouco difícil para o palco, porque você está sob uma certa luz e suando, então precisa de algo que vá ficar em sua pele por pelo menor uma hora e meia”. Neste caso, eles são fãs da Milk Makeup. A marca tem participado de grande parte dos looks mais populares de Williams deste ano. Pedi para O’Connor me introduzir quatro deles.

Hard Times

 

Quando o primeiro single do último álbum do Paramore, After Laughter, foi lançado, muitos dos meus amigos me mandaram prints. Por quê? Em algumas cenas, Williams tinha uma maquiagem estilo color-block incrível. Seu look amarelo-e-azul eventualmente me inspirou a vestir o trend por cinco dias seguidos, o que documentei para a Allure, claro. O’Connor me contou que pensou em fazer essa maquiagem ousada de última hora. Eles brincaram com algumas ideias diferentes alguns dias antes de gravarem, mas não conseguiram nada com conceito até que Williams sentasse na cadeira de maquiagem.

“Entre Hayley, Taylor e Zac, suas roupas eram monocromáticas” O’Connor explicou “Ela estava toda- eu digo vermelho, ela diz rosa. Nós discutimos sobre a cor daquela roupa o tempo inteiro. Zac estava de azul, e Taylor de amarelo. Eles estavam nessa vibe meio Memphis, especialmente por causa da arte do After Laughter,  então eu estava pensando em como fazer algo simples mas corajoso e com impacto. Olhando para as cores, decidi usá-las como a paleta dos looks.” De lá, ele escolheu criar formas ao redor de cada lado. No lado esquerdo, O’Connor desenhou um círculo amarelo com lápis amarelo primário da M.A.C e uma sombra que combinasse. “Sem querer, a cor de Zac era a amarela, e ele é o baterista” Brian comenta. Um retângulo azul pintado com o pigmento da Milk cobria o olho direito de Williams.

Para conseguir com que as formas parecessem perfeitamente geométricas, O’Connor contou com a ajuda de Hayley “Nós dois meio que fizemos juntos porque pras formas parecerem bem feitas e retas, você precisa dar um passo pra trás” ele explica “A gente chegava e fazia um pouco juntos pra ter certeza de que iria combinar com o rosto dela.”

Agora que o clipe já está no ar por três meses, O’Connor diz que vê pelo menos cinco ou seis fãs em cada show do Paramore que recriaram o look. “Isso tem sido muito legal porque geralmente quando coisas boas acontecem, elas meio que vêm organicamente” ele adiciona.

The Fader

Quando perguntei para O’Connor qual era o look dos sonhos que ele gostaria de fazer em Williams, ele responde que já o fez. Hayley foi a capa do The Fader do mês passado, e ela parecia surpreendentemente natural. “Foi muito limpo e simples. Todo mundo conhece a Hayley por ser colorida e brilhante – seja com suas roupas, cabelo ou maquiagem. Pra mim, foi muito divertido fazer um look simples, mudo, não-na-sua-cara. Eu amo as coisas loucas e grunges, mas eu gosto quando ela me deixa fazer coisas padrões de beleza porque é um pouco fora da zona de conforto dela. Pra mim, é divertido.”

 

Radio 1 BBC

 

Mês passado, Paramore deu uma passada na BBC Radio 1 em Londres para tocar. Desta vez, minha melhor amiga Brooke pediu que eu recriasse o look de Hayley Williams. Suas pálpebras estavam cobertas por um glitter lilás, a parte de baixo de sua sobrancelha estava pintada com pontinhos azuis e seus lábios pintados com um batom rosa chiclete metálico (é o Shephora Collection Cream Lip Stain cor 08 Wild Blush, pra ser exato). Eu estava amando.

O`Connor riu quando falei deste look porque este também foi pensando de última hora. Por causa do horário cedo que eles precisavam estar na rádio e o fato de que eles ficaram acordados até tarde por causa de um show, O’Connor tinha apenas uma hora para montar a maquiagem. “Era um daqueles looks de manhã cedo, meio que dormindo” ele disse “Eu fiquei pensando ‘como vou manter isso limpo, fresco mas ainda do estilo dela?” Ele então se inspirou na forma como a própria Hayley faz sua maquiagem “Ela geralmente faz um pontinho em cada arco da sobrancelha dela ou talvez no final, depois faz três linhas imperfeitas embaixo dos olhos.”

Para a Radio 1, O`Connor pulou as linhas estilo Twiggy line e cobriu as pálpebras de Williams novamente em pigmento da Milk – desta vez um tom brilhante chamado Peep Show. Depois, ele finalizou com finalizador da M.A.C extra dimensão na cor Soft Frost, um branco perolado que vai para o violeta. “Eu queria que o brilho não fosse tão óbvio, mas que quando a luz o atingisse, aquela luz iluminada mostrasse um leque de cores diferentes.” Ele explica.

 

Told You So

Pela maioria do clipe, Williams usa um óculos escuro amarelo e preto, então O`Connor queria fazer um daqueles looks “espiados, abstratos”. Ele também manteve o tema monocromático com batom vermelho maçã. “Normalmente ela é uma garota mais pro batom mate, mas a convenci a usar gloss” ele diz “Foi divertido porque tinha um ventilador no cenário que soprava o cabelo de Hayley pros lábios dela e eles ficavam grudados lá.  Ela olhava pra mim e eu ria” Ter esse tipo de parceria onde vocês dois podem se divertir por uma década? Isso sim é uma equipe dos sonhos.

 

Matéria publicada no site Allure, tradução feita por Mayara Souza.